OFICINAS

O Ator Autoral e seu Corpo
De 07 a 08 Dezembro 2014
Das 09h às 19h
Carga horária: 20h/a
Vagas: 30


O curso consiste no exercício de interpretação onde os participantes deverão se entregar à força física, permitindo assim, a liberdade na atuação, chegando ao desenvolvimento básico da musculatura e dos sentimentos. Dessa forma, a oficina propõe o despojamento e a libertação de qualquer vício do ator, onde cada personagem é um novo ser e deve ser interpretado a cada momento.

O reenquadramento de dramaturgia e da cena em moldes desvencilhados de normas e padrões: é esse afã de buscar uma nova significação para a realidade cênica e, por ela obrigado, o forjamento de novas formas, que serão repassados, como campo de experiência a linguagens diversificadas. Através da fragmentação a palavra se dobra em texto cênico.

O ator consciente: essa é a proposta; fazer com que o ator utilize o seu objeto de estudo, o corpo, a voz e a alma cênica transformem-se em movimento, interpretação e impulsos verdadeiros, mesmo havendo uma marcação assumida dentro do espetáculo. Público-alvo: Estudantes e interessados em artes cênicas, pesquisa físico-corporal e participantes de áreas conexas ou interessados no tema.


Ribamar Ribeiro é ator, professor de artes Cênicas, dramaturgo, sonoplasta e um dos diretores teatrais jovens de grande destaque no panorama teatral contemporâneo da atualidade. Dirigiu e escreveu mais de 30 espetáculos teatrais. Entre eles: “Sobre Mentiras e Segredos”, “A Corrente de Eléia”, “Dolores”, “Meu Nome é M”, “amargasalmas”, “È Isso Aí, Irajá!”, “Pequenas Sagas Nordestinas”, “O Maldito”, “De Iguassu Velha a Nova Iguaçu”, entre outros trabalhos. Com uma proposta ousada e nova de releitura de Clássicos como Bodas de Sangue transportando para a linguagem narrativa e corporal. Além de sua formação artística como Ator e Diretor, possui uma pesquisa aprofundada no Teatro Social devido a sua formação em Ciências Sociais. Criador da estética do Teatro-Seminário, onde existe um aprofundamento da pesquisa de autores e sua vida e transforma isso em linguagem cênica e dinâmica.Como dramaturgo escreveu diversos textos entre dramas, comédias e textos para a infância e juventude. É Diretor Artístico e integrante de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro, Cia. de Teatro Fios da Roca, Os Cênicos Cia. de Teatro, Grupo Di-ferente (de Uberlândia) e Grupo Cutucurim (Angra dos Reis). Como professor de interpretação e direção teatral desenvolve há mais de 5 anos seu trabalho artístico no SENAC Rio. Como Ator já trabalhou com André Paes Leme, Marília Martins, José da Costa e Nanci de Freitas. Possui mais de 30 prêmios em todo o Brasil, entre eles, o Prêmio Pruri, Elisabeth Savala, Paschoalino, FENATA. Estudou com Antonio Abujamra em São Paulo e atuou no espetáculo Os Possessos, na FUNARTE, no Projeto Geografia da Palavra, através do Ministério da Cultura. Em 2009 recebeu o Prêmio Paschoalino Especial do Júri por ser multiplicador de ações teatrais no Rio de Janeiro. Em 2010 foi debatedor da Mostra Nacional de Teatro de Uberlândia e curador do Festival de Teatro de Goiás. Dirige o espetáculo Genet - os anjos devem morrer, de sua autoria com Os Ciclomáticos Companhia de Teatro e recebe diversos prêmios com este trabalho. Em 2011 dirige e escreve o espetáculo Viva Suassuna! O nosso cavaleiro sertanejo com os professores de artes cências da Rede Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Com a CTI - Comunidade Teatral de Irajá dirige o texto de Martins Pena, O Noviço e apresenta no Festival Novas Cenas do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Os novos projetos que em 2012: o seu primeiro espetáculo de rua Minha alma é nada depois dessa história com o patrocínio da FUNARTE - Prêmio artes cênicas na rua e Casa Grande e Senzala patrocinado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. E também dirigiu em 2012 Histórias que o Eco canta, juntamente com o diretor argentino Ilo Krugli. Em 2012 também torna-se gestor artístico do teatro Municipal Ziembinski.



Oficina A Construção Cênica do Improviso ao Texto
De 07 à 11 Dezembro 2014
Das 18h às 22h
Carga horária: 20h/a

Vagas: 20

A partir do sistema de Jogos Teatrais (Viola Spolin) e com princípios de Constantin Stanislavski esta oficina introduz os alunos atores à criação de cenas a partir das noções de Espaço/Ação/Personagem e de ficcionalidade. Primeiro partindo dos conceitos de Fisicalização e Visualização improvisando cenas sem texto estabelecido e depois, improvisando em cima de um texto previamente construído.



André Grecco formou-se em Licenciatura Plena em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP) em 2007. É ator, diretor e professor de Teoria e Interpretação Teatral no curso técnico profissionalizante da Oficina de Atores Nilton Travesso.
Em teatro atuou em espetáculos como: “Francesca” de Luís Alberto de Abreu (Indicado ao Prêmio Shell/2012 – Melhor Texto) com direção de Roberto Lage, “Perdoa-me por me Traíres” de Nelson Rodrigues com direção de Lúcia Veríssimo, “Notas da Superfície” com direção de Márcia Abujamra, “Por um Grão” com texto e direção de Sidmar Gomes, “O Bailado de Flávio de Carvalho” com direção de Roberto Lage e "Volta ao Lar" de Harold Pinter com direção de Antônio Januzzeli, entre outros. Em cinema atuou em "O Futebol" de Sócrates e Kleber Mazzieiro de Souza e nos curtas-metragens “Luz” (Festival Mix Brasil – Mostra Oficial 2010) de Bruna Capozzolli e "Geóides" de Sérgio Concílio, entre outros. Dirigiu em 2006 o espetáculo “Gente que Faz” de Mara Carvalho e em 2010 o espetáculo “O que se vê, antes não era; E o que era, não é mais...” a partir da obra de Arnaldo Jabor, em 2012 “Viúva, Porém Honesta” de Nelson Rodrigues e em 2013 “Taxi para um Labirinto” de Thiago Salles. Foi coordenador artístico da Escola Incenna de Teatro e Televisão nos anos 2004, 2005, 2008 e 2009.



Oficina de Teatro Dança
De 12 à 16 Dezembro 2014
18h às 22h no dia 12 e 13 (Sex. e Sab)
13h às 18h no dia 14 (Sab)
13h às 18h no dia 15 (Dom)
19h às 21h no dia 16 (Ter)
Carga horária: 20h/a
Vagas: 20

A oficina pretende desenvolver vivencias práticas de dança e de teatro que possam exercer papel de instrumentos corporais enquanto movimentos e gestos para serem usados em momentos diversificados da história artística de cada participante. Neste sentido serão trabalhados de forma transversal exercícios físicos tanto de teatro quanto de dança visando desenvolver resistência e tônus corporal, tendo também a função de sequencias de aquecimentos. Por outro lado  serão trabalhadas técnicas de improvisação em teatro e dança, dança contemporânea, dança teatro e interpretação.


Antonio Junior é Mestre e Especialista em teatro, Especialista em filosofia política, Filósofo graduado. Atua profissionalmente como arte-educador e professor de filosofia. Pesquisador de dança contemporânea e danças afro-brasileiras. Atua como artista na cidade de Uberlândia desde 1994 tendo passado por grupos como: Grupo de dança-afro da Universidade Federal de Uberlândia, Grupo de pesquisa Cia. de teatro experimental Quarto Crescente – UFU (montagens de peças de Federico Garcia Lorca), Grupontapé de Teatro, Grupo Strondum de dança contemporânea. Desenvolve carreira como artista cênico independente em apresentações como solista.



Oficinas gratuitas
com inscrições na FAEC - Fundação Cultural Araguarina de Educação e Cultura - das 13h às 18h.

Locais de realização das oficinas: Centro Cultural Abdala Mameri e
Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves.